Para que não fiquem dúvidas

Quero dizer que algumas pessoas tentam fazer do blog uma janela para divulgação de seus produtos. Se a intenção fosse fazer propagandas, abririamos o blog inclusive para faturamento; coisa que não temos o mínimo interesse. Esse é um blog de indicações apenas. Somos um grupo de amigos que trocam informações e experiência enquanto navegam pela internet, indicando tudo de legal e interessante que encontramos. Nossa divulgação de alguns produtos é eventual e espontânea. Nos damos o direito inclusive de criticar quando não gostamos de alguma coisa e quando as experiências não são bem sucedidas. Obrigada pela compreensão.







quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Geléia de Mirtilo ou Compota de mirtilo (Blueberries)


Nessa época do ano (final das festas) encontramos mirtilo bem mais barato. É hora de comprá-los e fazer geléia para congelar e saborear durante todo o ano, tranquilamente.
Essa é rápida e fácil de fazer, sem perder o delicioso sabor.
Meu querido JT é diabético, então faço pra ele separado, com açúcar Diet (adoçante sucralose próprio para cozinhar – aqui em casa preferimos falar em açúcar Diet... rsrsrs. Falar adoçante parece que deixa o doce como de segunda categoria...rsrsrs.). Capricho e faço com a consistência de compota... assim ele pode comer com bolo, com manjar branco, com torrada... de diferentes maneiras. E ele adora!!! E olha que ele sempre foi uma formiga atômica!!! Rsrsrs.





Mas vamos a receitinha

Ingredientes
2 xícaras (300 g) mirtilos frescos lavados
175 ml de água morna, dividida
2 colheres (chá) de suco de limão
2 colheres (chá) de gelatina sem sabor
4 colheres (sopa) de açúcar
½ xícara de café de vinho branco ou outra bebida para perfumar (opcional)


preparo
Em uma panela funda, em fogo médio, misture os mirtilos, 3/4 da água e o suco de limão. Deixe ferver, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até os frutos amolecerem, mexendo frequentemente.
Acrescente o açúcar e o vinho e deixe ferver mais 3 minutos ou até o açúcar dissolver e o álcool evaporar.
Enquanto isso, deixe a gelatina descansar no restante da água morna.
Retire os mirtilos do fogo e acrescente a gelatina. Passe a mistura para frascos quentes e esterilizados. Tampe-os, deixe que esfriem e guarde-os na geladeira.
Se preferir, faça 2 ou 3 receitas e congele. Vai retirando do freezer devagar, conforme for consumindo.
Se preferir em forma de compota, diminuir a quantidade de gelatina.


Detalhe importante:

Além de delicioso, além de bonito e elegante, além de rico em diversos nutrientes como as pectinas antioxidantes, pesquisa descobre que geléia de mirtilo atua na prevenção de diversas doenças, como por exemplo, o Alzheimer .

Pois vamos comer mirtilo!!!


Fonte: UNITAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário