Para que não fiquem dúvidas

Quero dizer que algumas pessoas tentam fazer do blog uma janela para divulgação de seus produtos. Se a intenção fosse fazer propagandas, abririamos o blog inclusive para faturamento; coisa que não temos o mínimo interesse. Esse é um blog de indicações apenas. Somos um grupo de amigos que trocam informações e experiência enquanto navegam pela internet, indicando tudo de legal e interessante que encontramos. Nossa divulgação de alguns produtos é eventual e espontânea. Nos damos o direito inclusive de criticar quando não gostamos de alguma coisa e quando as experiências não são bem sucedidas. Obrigada pela compreensão.







sexta-feira, 27 de maio de 2011

Torta de Maçã com Caramelo Salgado



Hoje aqui em casa tem uma torta de comer ajoelhado... Boommmm, muito boomm!!! Hummmmm!!!

Uma medida generosa de sal aumenta o agridoce sedutor do caramelo que rega sobre esta rústica torta, antes de servir. O resultado é um sabor caramelo completo e profundo que combina perfeitamente com as maçãs perfumadas pelo limão siciliano envolto em um bolo de crosta amanteigado. Fácil de fazer e deliciosa de comer... dou a minha palavra!!!

Ingredientes:

Para a massa:
1 gema de ovo
1 / 2 colher de chá de baunilha
2 1 / 2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa. açúcar granulado (cristal)
1 / 4 colher de chá de sal
12 colheres de sopa rasas de manteiga sem sal fria, corte em cubos. (180gr)
2 colheres de sopa de queijo cremoso (Pode ser requeijão de copo)
4-6 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio:
3 maçãs descascadas, cortadas ao meio, sem o miolo e cortadas em fatias finas
1 limão
1 1 / 3 xícaras de açúcar granulado
1 / 2 colher de chá de canela em pó
Uma pitada de sal
farinha de trigo, conforme necessário

Para pincelar:
1 ovos batidos com 1 colher de sopa de água
2 colheres de sopa de açúcar refinado

Calda - Caramelo:
1 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de água
1 / 2 xícara de creme de leite
3 colheres de sopa de rum escuro (eu coloquei conhaque e perfumei com agua de flor de laranjeira)
1 / 2 colher de chá de flor de sal ou sal grosso ( coloquei 1 colher de chá).

Instruções:

Para fazer a massa, numa tigela pequena misture a gema e a baunilha. Separado, misture a farinha, o açúcar granulado, sal. Adicione a manteiga e misturar levemente. Adicione o creme de queijo e misturar tudo até que se assemelhe a uma farinha grossa. Adicione então a mistura de gema e combinar tudo. Usando um garfo, misture 4 colheres de sopa da água gelada para formar uma massa áspera. Aperte um pequeno pedaço de massa e, se ele não grudar, misture o restante da água, 1 colher de sopa de cada vez. Junte a massa em uma bola em uma grande folha de plástico. Pressione a massa em um disco, embrulhe e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora ou até dois dias.
Quando for fazer sua torta, retire a massa da geladeira, pré-aqueça o forno a 400 ° C. Forre uma assadeira de aro removível (de preferência) com papel manteiga.

Coloque as fatias de maçã em uma tigela. Rale a casca do limão e esprema 1 colher de sopa do suco do limão sobre as maçãs. Adicione 1 / 3 de xícara de açúcar granulado, a canela e o sal e misture bem.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa em um disco com 0,5cm de espessura. Dobre a massa em quatro partes para facilitar a remoção, e coloque-a na assadeira preparada. (ou enrole a massa no rolo que usou para abri-la. Também serve para ajudar no transporte da massa da mesa para a assadeira).
Arrume as maçãs no centro da massa, deixando uma borda de 9cm descoberto. Dobre as bordas da massa sobre as maçãs, vagamente deixando a massa (a torta) aberta no centro. Tudo bem rústico.

Pincele a massa com a mistura de ovos e água e polvilhe com o açúcar. Corte 1 colher de sopa de manteiga em pedaços pequenos e espalhe sobre as maçãs. Refrigerar a torta por 30 minutos. Asse até que a crosta ficar profundamente dourado, de 30 a 40 minutos. Deixe esfriar na assadeira sobre uma gradinha.

Enquanto isso vamos fazer a calda. Numa panela, misture o açúcar granulado e a água. Cubra e leve para ferver em fogo médio, verificando o açúcar com freqüência. Uma vez que o açúcar começa a derreter, descobrir e agite a panela ocasionalmente até que o açúcar se dissolver, cerca de 5 minutos. Continuar a agitar, descobertos, até que o açúcar se transforma em um caramelo âmbar-marrom, 3-5 minutos, bem derretido. Retire do fogo, adicione o creme com cuidado (o caramelo vai chiar e bolhar vigorosamente). Bata até ficar homogêneo. Misture então a manteiga, o rum e flor de sal. Deixe esfriar um pouco.

Para servir, transfira a torta para um prato, corte em fatias, divida entre os pratos e regue com o caramelo. ( Para não correr o risco de alguém ficar sem o caramelo, eu reguei tudo sem cortar, mesmo). Serve 6-8 pedaços.

Um comentário: