Para que não fiquem dúvidas

Quero dizer que algumas pessoas tentam fazer do blog uma janela para divulgação de seus produtos. Se a intenção fosse fazer propagandas, abririamos o blog inclusive para faturamento; coisa que não temos o mínimo interesse. Esse é um blog de indicações apenas. Somos um grupo de amigos que trocam informações e experiência enquanto navegam pela internet, indicando tudo de legal e interessante que encontramos. Nossa divulgação de alguns produtos é eventual e espontânea. Nos damos o direito inclusive de criticar quando não gostamos de alguma coisa e quando as experiências não são bem sucedidas. Obrigada pela compreensão.







segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dark brownies de chocolate, sorvete de gengibre e molho de manteiga - Caramelo



Para os brownies (adaptado da Martha Stewart ):

6 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
180gr de chocolate meio amargo picado
1 / 4 xícara de, cacau em pó sem açúcar de boa qualidade
1 / 2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 / 4 xícara de maisena
1 / 4 colher de chá de fermento em pó
1 / 4 colher de chá de sal
2 ovos grandes
1 xícara de açúcar
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 / 4 xícara de café forte (opcional)


Pré-aqueça o forno a 180° C. Forre uma assadeira quadrada de 20cm com papel manteiga, deixando um excesso de 5cm de cada lado. Reserve.
Em uma tigela refratária colocada sobre uma panela com água fervente, derreta a manteiga, o chocolate e o cacau. Retire do fogo e mexa até ficar homogêneo e deixe esfriar ligeiramente.
Em uma tigela média, misture a farinha, a maisena, o fermento e o sal. Ponha de lado. Na tigela da batedeira, em alta velocidade média, bata os ovos, o açúcar e a baunilha até obter um creme (cerca de 4 minutos). Junte a mistura de chocolate e torne a bater. Adicionar o café. Adicione a mistura de farinha e bata até incorporar bem, raspando os lados da tigela quando necessário.
Despeje a massa na sua forma preparada e asse 30 a 35 minutos até que uma faca inserida perto do centro saia limpa. Deixe esfriar 15 minutos, retire da forma e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente antes de cortar. (Asse 15-20 minutos se utilizar formas menores).




Corte em retângulos de 5X10cm, 8 Brownies, ou em quadrados de 5X5cm, 16 Brownies, que podem ser armazenado em um recipiente hermético, em temperatura ambiente até 3 dias. Pode ser devorado com um copão de leite.


Para o sorvete de gengibre:
2 xícaras (500ml) de creme de leite
1 copo (250ml) de leite integral
1 xícara (200gr) de açúcar granulado
2 colheres de sopa de fresco e muito raspas de gengibre

Em uma panela grande, misture o creme de leite, leite, açúcar e gengibre. Leve a mistura para ferver em fogo baixo a médio, mexendo para dissolver o açúcar. Retire do fogo e deixe em infusão enquanto esfria a temperatura ambiente. Leve à geladeira, de preferência durante a noite. Coe se desejar.
Processe a mistura em sua sorveteira de acordo com as intruções do fabricante. Ou usando a sua batedeira.



Para o caramelo - molho de manteiga
1 1 / 4 xícara (250 gr) de açúcar granulado
80 ml de água
1 stick (115gr) manteiga sem sal em temperatura ambiente, cortada em pedaços pequenos
150 ml de creme de leite batido

Em uma panela grande e em fogo baixo, misture o açúcar e a água. Cozinhe apenas até o açúcar se dissolver. Adicione a manteiga. Deixe que ele venha a ferver e cozinhe até atingir a cor caramelo dourado. Retire do fogo e acrescente o creme de leite . Misture para combinar e colocar de volta no fogão. Deixe que ele venha a ferver novamente ao fogo baixo e cozinhe 25-35 minutos até chegar a uma consistência cremosa. Despeje em uma jarra e tente abster-se de beber!

3 comentários:

  1. Eu PRECISO experimentar isso... Mas não tenho sorveteira ou recipiente hermético... E agora?

    ResponderExcluir
  2. Como disse acima... se não tem sorveteira, use sua batedeira. Coloque a massa para gelar e quando começar a formar flocos de gelo, tire e bata energicamente e rapidamente, na batedeira. Repita o processo por pelo menos duas vezes. Qto ao pote hermético... use um pote de sorvete acabado mesmo...rsrsrs, desses da Nestlé... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Pode não ficar perfeito... mas com certeza ficará muito bom!!!!

    ResponderExcluir