Para que não fiquem dúvidas

Quero dizer que algumas pessoas tentam fazer do blog uma janela para divulgação de seus produtos. Se a intenção fosse fazer propagandas, abririamos o blog inclusive para faturamento; coisa que não temos o mínimo interesse. Esse é um blog de indicações apenas. Somos um grupo de amigos que trocam informações e experiência enquanto navegam pela internet, indicando tudo de legal e interessante que encontramos. Nossa divulgação de alguns produtos é eventual e espontânea. Nos damos o direito inclusive de criticar quando não gostamos de alguma coisa e quando as experiências não são bem sucedidas. Obrigada pela compreensão.







quarta-feira, 28 de julho de 2010

Crumble


Os ingleses são naturalmente grandes experts em fazer excelentes sobremesas quentes.
Crumbles foram criados na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, quando o racionamento de alimentos não permitia ninguém a sequer sonhar com sobremesas sofisticadas, quanto mais uma torta de frutas. A solução era então usar uma pequena quantidade de manteiga, farinha e açúcar e fazer uma farofa para cobrir uma porção de frutas (geralmente maçãs, que são abundantes na Inglaterra) e levar ao forno. O resultado é uma sobremesa facílima de fazer, cheia de sabor e textura.

Para mim, crumble tem que ter a maçã como fruta principal. Se quiser, pode adicionar outras frutas também, mas só a maçã já faz o espetáculo sozinha.

Este da foto foi feito com maçãs e abóboras. Basta cozinhar os cubinhos de abóbora numa panela com manteiga e açúcar, antes de juntar às maçãs, ao crumble e levar ao forno.

Mas vamos a receita.

CRUMBLE:
80g de manteiga gelada
40g de açúcar refinado
75g de açúcar demerara (ou use o que você tiver)
125g de farinha com fermento (se não tiver, use a normal, não é pra crescer mesmo)
Misture tudo num processador, modo pulsar, até virar uma farofa.
Adicione:
3 colheres de sopa de aveias em flocos
Especiarias do seu gosto: canela, cravo, gengibre em pó, noz moscada. Misture tudo e reserve.

RECHEIO:
500g de maçãs descascadas e cortadas em cubinhos
Canela em pó
3 colheres de sopa de açúcar
uva passa - opcional
1 cálice de vinho (branco ou do Porto, ou outro de qualidade) ou conhaque para perfumar - opcional
Misture tudo, coloque o recheiro num refratário, cubra-o com o crumble e asse por 40 minutos, em 200ºC ou até ficar douradinho. Sirva com sorvete de baunilha.

VARIAÇÕES: infinitas. No crumble você pode acrescentar coco, nozes, sementes, granola, chocolate. E o recheio pode ser com peras, banana, nectarinas, ameixas, pêssegos, etc.. Mas o gostinho tradicional é mesmo com as maçãs. E quando combinadas com cerejas, framboesas, blueberries, morangos, a receita dá um salto de elegância porque as frutinhas explodem e borbulham na superfície e dão um colorido irresistível.

Muito fácil e sucesso garantido... prepare-se para os elogios!!!
MANJAR DOS DEUSES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário